Sabem o que é um escafandro? Não? É a quele treco que o fantasma aquático do Scooby Doo usava pra assustar a turma. É aquela roupa antiga de mergulho maluca com cabeça de ferro com um tubo de exigênio que entrava pela parte de cima da cabeça. Imaginem a sensação de prisão que vocês ficariam dentro de um negócio destes, né?
E uma borboleta? esta 'cês sabem o que é, peloamordeDeus!!!
Bem, semana passada vi um filme "O escafandro e a borboleta". E à medida em que o filme se desenrolava, fui descobrindo o porque do título. O protagonista, um conceituado editor francês da famosa revista ELLE Francesa no auge da sua vida tem um "piripaque" (AVC, mesmo) e, após três semanas em coma, acorda e se dá conta que tem a síndrome de encarceramento.
O que é isto? simples: o "cabra" fica COMPLETAMENTE imobilizado da cabeça aos pés! Movimento, mesmo, apenas no olho esquedo! (que tal? HOJE: BELEZA! AMANHÃ: APENAS UM ÚNICO OLHO PISCANDO).
E aí, o que fazer? se matar? dá não, ó! Gritar? como? Sair correndo? quá, quá, quá!!! O cara acordou metaforicamente (vão lá nos dicionários, please!) dentro do escafandro no fundo do mar.
Dessa forma, é só ficar durão que nem estátua e esperar a morte, né não?
QUE NADA!!! e o olho??? Tá "pôde"??? Pois é, meus amigos. com apenas o movimento de um olho, ele conseguiu escrever um livro inteiro!!! Lição de vida é isto ou não é? A história é real, certo? Que fique bem claro! (e é claro que ele teve ajuda para escrever o livro...)
E se a história, vocês já viram que é DEZ TOTAL, do cabra chorar que nem bezerro desmamado, imaginem quando o diretor do filme resolve passar metade do filme rodando a câmera na perspectiva do protagonista? Pois é, foi meio filme, a gente vendo exatamente o que o protagonista via. GENIAL demais, este filme. Emoção no meio da canela com técnica cinematográfica de tirar o fôlego (dêem uma olhadinha na parte em que os médicos costuram o olho direito que ficou com um problema, mas com a câmera fazendo de conta que ela era este olho).
Em resumo FILMAÇO NOTA DEZ, sem tirar nem por!!!
Escafandro e a Borboleta, O (2007)
Diving Bell and the Butterfly, The
Direção: Julian Schnabel
Roteiro: Ronald Harwood
Elenco: Emmanuelle Seigner (Céline Desmoulins), Max von Sydow (Papinou), Marie-Josée Croze (Henriette Durand), Mathieu Amalric (Jean-Dominique Bauby), Niels Arestrup (Roussin), Emma de Caunes, Marina Hands (Joséphine)
Sinopse: Em 1995, aos 43 anos, o editor Jean-Dominique Bauby sofreu um derrame. Ele só conseguia controlar seu olho esquerdo, e foi assim que ele ditou sua autobiografia: piscando letra por letra.
Bem, por hoje é só e depois... bem, depois é depois! :-)
Humberto
Compartilhe este artigo: